Para quem é indicada?

Como toda cirurgia, a operação para redução do peso envolve riscos que não devem ser desprezados. Neste caso, alguns critérios devem ser observados e discutidos entre paciente e equipe médica, a fim de minimizar as chances de complicações pós-cirúrgicas e garantir a segurança e o sucesso do procedimento.Como saber se a cirurgia é indicada para você?

1) O candidato deve estar classificado com IMC de 40 ou superior, ou seja: pelo menos, 45Kg acima do peso considerado ideal.

2) Obesos classificados com IMC 35 ou mais podem ser candidatos potenciais, desde que estejam com problemas de saúde relacionados à obesidade.

3) Histórico de tentativas de perda de peso envolvendo dietas, atividades físicas e medicamentos, acompanhadas por médicos ou nutricionistas, todas sem sucesso.

4) Avaliação psicológica: o candidato precisa estar consciente que a cirurgia não é um tratamento estético e que não existem milagres nesse processo: Há orientações médicas que devem ser seguidas para o resto da vida, como controle da alimentação e a prática de atividades físicas.

O que define o sucesso da cirurgia? De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, o sucesso da cirurgia está relacionado à habilidade de conseguir emagrecer e estabilizar o peso em, no mínimo, 50% do que estava classificado como excesso, sem efeitos colaterais significativos.

Os Benefícios da Cirurgia Bariátrica

Especialmente nas pessoas que se submetem à cirurgia de bypass, a diminuição da fome torna-se um efeito comum, o que garante, na maioria das vezes, a perda de aproximadamente, 70% do sobrepeso. Deve-se considerar que o esforço do operado em chegar ao peso ideal também é necessário: não existe mágica nesse processo. A colaboração do paciente em seguir as orientações médicas é parte fundamental para o sucesso da cirurgia.

A melhoria da qualidade de vida dos candidatos à cirurgia é o nosso maior objetivo. Além de proporcionar aos operados a oportunidade de retornarem a prática de suas atividades diárias, pois muitos estavam afastados de suas rotinas por conta do excesso de peso e à intervenção cirúrgica faz com que 96% das comorbidades associadas à obesidade desapareçam. Livres de doenças, limitações e constrangimentos, essas pessoas podem voltar a ter uma vida normal, mais saudável e com auto-estima resgatada.

Pré Operatório: Tudo o que você precisa saber

A adoção de algumas precauções, antes de realizar a cirurgia bariátrica, podem influenciar na eficiência e segurança do procedimento. Então, conheça os principais cuidados para o pré-operatório da cirurgia:

Pós Operatório: Como prosseguir?

O pós-operatório da cirurgia bariátrica envolve diferentes aspectos, uma vez que o paciente precisará tomar os devidos cuidados para garantir a boa cicatrização dos tecidos. Também é necessário fazer adequações alimentares por causa da sua nova condição orgânica.

A seguir falamos um pouco mais sobre cada um desses aspectos para que você compreenda como funciona esse pós-operatório.

Alimentação

Um dos principais cuidados no pós-operatório da cirurgia bariátrica é com relação à alimentação que o paciente vai ingerir. De imediato, ele começará a receber líquidos entre as primeiras 12 horas ou 24 horas após a realização da cirurgia.

Depois disso, os primeiros dias são voltados para a recuperação do organismo. Assim, é adotada inicialmente uma dieta líquida e pausada, para que não haja uma força excessiva nas linhas de sutura.

Depois de alguns dias de cirurgia, o paciente poderá começar a receber uma alimentação pastosa. A evolução da dieta é feita conforme a adaptação de cada paciente. É preciso verificar a ocorrência de dor, náuseas e vômitos para garantir que o paciente está recebendo a alimentação mais adequada.

Nutrição

Após a cirurgia bariátrica, a absorção de nutrientes pelo organismo passa por algumas mudanças. Além disso, a quantidade de comida que será ingerida é menor, portanto, o corpo não receberá todos os nutrientes que necessita. Sendo assim, o pós-operatório também envolve a suplementação nutricional.

Ela acontece por volta da terceira ou quarta semana após a cirurgia, sendo indicado um complexo vitamínico, inclusive das vitaminas do tipo B. No caso das mulheres, também pode ser adicionada a suplementação de vitamina D e cálcio. O apoio de um nutricionista é importante na avaliação inicial e preparo para cirurgia, orientações e adaptações da dieta, bem como no acompanhamento de longo prazo para evitar déficits alimentares, de vitaminas, cálcio e outros nutrientes.

Atividades

Após a bariátrica não é recomendado que o paciente permaneça em repouso total. Mesmo ainda no hospital, é indicado que ele prefira a poltrona em vez da cama, e que também faça caminhadas progressivamente, de forma bem orientada e supervisionada. Com isso, evitamos problemas respiratórios e ajudamos o corpo a se adequar a sua nova condição.

DOENÇAS ASSOCIADAS:

Doenças associadas – A perda de peso não é apenas uma questão estética, a obesidade facilita o surgimento de doenças associadas e encurta a vida em mais de vinte anos.
Entre as doenças mais comuns desencadeadas pelo excesso de peso estão: diabetes tipo II, hipertensão, distúrbios visuais, artrites, pandemia do sono, depressão, infertilidade e refluxo.

A obesidade age como uma porta de entrada para o desenvolvimento de males cardíacos e lesões nos vasos sanguíneos. Há um consenso entre a comunidade médica que IMC igual ou superior a 40 classifica-se como uma doença incurável, incompatível com dietas.

Rua Borges Lagoa, 1083 – 6 andar, CJ 63

V. Clementino – 04038-032